Blog
13 Novembro de 2020

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) E O COVID-19

A pandemia do Covid-19 é um evento traumático para uma grande maioria da população brasileira, que poderão apresentar o TEPT

TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT) E O COVID-19

O TEPT (Transtorno do Estresse Pós-Traumático), segundo o DSM-V, é um transtorno de ansiedade caracterizado por um conjunto de sintomas que envolvem a revivência, a evitação, o entorpecimento e a excitabilidade aumentada que são desencadeados após o indivíduo ter vivenciado ou testemunhado algum evento estressor traumático. Nos dias atuais, podemos observar a vivência da pandemia do Covid-19.

Os indivíduos acometidos pelo transtorno irão apresentar intenso sofrimento, prejuízo clínico, social e econômico significativos, crises conjugais, criação dos filhos, baixo nível de satisfação da vida, alteração no humor, sono e memória e por fim, baixo rendimento no trabalho.

A TCC (Teoria Cognitiva Comportamental) observa este transtorno como um cuidado de saúde pública, já que as perdas para o indivíduo e a sociedade são gigantes.

No tratamento do TEPT utilizamos algumas técnicas da teoria cognitiva comportamental como:

– Treinamento de Inoculação de Estresse (TIE);

– Treinamento de Habilidades Sociais (THS);

– Treinamento de Autoinstrução (TAI);

– Dessensibilização Sistemática;

– Prevenção de Recaída;

– Técnicas de Relaxamento Muscular Progressivo e Respiração.

A técnica mais utilizada dentre os psicólogos da TCC é o TIE (Treinamento de Inoculação de Estresse), criado inicialmente para o tratamento específico de fobias, mas que, com o TEPT os resultados foram significativos. A mesma funciona dando aos pacientes o domínio sobre seus medos através da ressignificação da memória traumática e do ensino de habilidades de manejo frente a situação temida.

Na segunda fase da técnica TIE, o paciente terá o treinamento de habilidades de manejo e enfrentamento, com orientações para a solução de problemas, como: habilidade de manejo, com uma base racional e uma explicação do mecanismo pelo qual a habilidade funciona; várias demonstrações e ensaios de habilidade. No consultório utilizamos as dramatizações como técnica. Fora das sessões deixamos como “lição de casa” aos pacientes a aplicação de habilidades em uma área problemática que não esteja necessariamente relacionada com os comportamentos visados. No retorno à sessão será feita a revisão de como a habilidade funcionou, com a avaliação do psicólogo da autoeficácia dos pacientes.

Podemos concluir que esta pandemia que vivemos atualmente é um evento traumático para uma grande maioria da população brasileira, e dentre estes, alguns irão apresentar o TEPT por não conseguirem lidar com a ansiedade e o entorpecimento de ter vivenciado e experienciado.

A TCC com todas estas ferramentas descritas acima, está preparada e equipada para trabalhar os sintomas do TEPT e não somente ele, mas também a ansiedade, depressão e até fobias que podem ser desenvolvidas neste período de pandemia.

Talita Avila
Compartilhe